terça-feira, 12 de maio de 2009

13 DE MAIO, UM DIA DE REFLEXÃO

Por: Wanderson Cleiton do Carmo

Nos dias atuais os negros ainda continuam sendo considerados por milhares como uma sub-raça, ignorante, irracional e sem cultura. Os melhores salários e empregos não encontram-se com os negros e ainda questionam e protestam na questão das cotas raciais. O negro não necessita de esmola, apenas oportunidade e real igualdade. As cotas devem apenas ser usadas por um período limitado como forma de reparação, afinal, esta nação foi feita com suor, lágrimas e sangue negro. Não pedimos para vir para o Brasil, fomos arrancados de nossa gente, nossa terra, nossa cultura por europeus idiotas que se achavam donos do mundo e também da África.
Hoje quando você olha para um negro, você o enxerga como suspeito ou vítima? O negro do banco é o faxineiro ou o gerente? Estou cansado de ouvir pessoas arianas dizerem que os negros criam seus próprios preconceitos e auto-discriminação, mas não ouço os mesmos dizendo sobre a miséria do país, onde a grande maioria são negros e que os escurinhos são maioria dos desempregados, e o que mais dói: os irmãos de ‘cor’ ouvirem isto e apenas calarem com um sorriso tosco no rosto.
O negro simplesmente é apático a tudo o que acontece consigo mesmo, não reclama, não luta, não se manifesta e não impõe sua condição de ser racional, social e político, afinal, por falarmos em política, quantos negros os negros já colocaram no poder no Brasil?... Espero que o exemplo dos EUA possa refletir por estas bandas latinas também.
Caso a discriminação e o ridículo preconceito embutido em nossa sociedade não ganhe ares de mudança, a segregação existente e viva nesta sociedade hipócrita irá continuar. Pergunto aos orgulhosos cristãos que tão solenemente batem no peito protestando a fé, onde está o Deus de vocês, que não ensina a amar o que é diferente? Pois o Deus dos negros ensinou e ainda ensina aos mesmos a perdoarem aos religiosos que queimaram nossa gente nas inquisições, espancaram nas senzalas, levam os inocentes para as prisões, estupram nossas mulheres e humilham os que não tiveram a chance ou a garra de colocarem a cara para bater e se qualificarem para este cruel mercado de trabalho e esta cruel sociedade que abraça os negros, mas não os beijam. Será que realmente a escravatura acabou ou se socializou e mudou de nome?

AS PRINCIPAIS RELIGIÕES NO MUNDO

- Judaísmo, fundada por Abraão, no ano 2000 a.C., e Moisés, no ano 1200 a.C. o Judaísmo tem a Tora como livro sagrado (os cinco primeiros livros da Bíblia), escritos por volta de 900 a.C. Jerusalém, tem sua origem na cidade do templo de Salomão.

- Hinduísmo . Tem vários fundadores. No Hinduísmo o livro sagrado é o Rigveda, escrito no ano 1400 a.C. Sua cidade de origem ou sagrada é Benarés (Índia), onde deságua o rio Ganges.

- Budismo . Criado por Siddharta Gautama, dito o Buda (563 a.C.). . O livro sagrado é o cânone de Pali, de 100 a.C., e os sutras, escritos em 20 d.C. Sua cidade santa é o grande pagode de Skwue Dagon, em Rangoon (Birmânia).

- Cristianismo . Criado por Jesus Cristo, nascido em Belém dando origem à era cristã. Seu livro sagrado é a Bíblia dos Judeus (Antigo Testamento), os quatro Evangelhos, as Epístolas e outros livros (Novo Testamento, escrito entre 40 e 100 d.C.). A cidade santa para o Cristianismo é Jerusalém e, para os católicos, Roma (Vaticano).

- Islamismo. Criada por Maomé, nascido em Meca; o seu chamamento deu-se no ano 622, momento do início do calendário islâmico. O Corão é o livro sagrado e foi ditado por Deus a Maomé, através do anjo Gabriel, no ano 622. O Islamismo tem como cidades santas, Meca, Medina e Jerusalém.

Religiões no Brasil
Budismo - Candomblé - Catolicismo - Cristão Independente - Espiritismo - Igreja Católica - Islamismo - Judaísmo - Kimbanda - Pentecostalismo - Protestantismo - Mórmons - Umbanda - Testemunhas de Jeová.

A FILOSOFIA DA RELIGIÃO


A palavra Religião vem do latim e quer dizer: “ligar novamente", ou "religar". Pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte do ser humano indo de encontro com o sobrenatural, o divino, o sagrado e o transcendental, bem como o conjunto de rituais e regras morais que cada um segue conforme a sua crença. Dentro do que se define como religião pode-se encontrar muitas crenças e filosofias diferentes. As diversas religiões do mundo são de fato muito diferentes entre si. Porém ainda assim é possível estabelecer uma característica em comum entre todas elas, é fato que toda religião possui um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente envolvendo divindades ou deuses. As religiões costumam também possuir relatos sobre a origem do Universo, da Terra e do Homem, e o que acontece após a morte. A maioria das religiões acreditam na vida após a morte. A religião não é apenas um fenômeno individual, mas também um fenômeno social. A igreja é um exemplo de regra que exige não só uma fé individual, mas também a adesão a um certo grupo social onde todos acreditam nas mesmas coisas.
As religiões podem ser monoteístas, crendo na existência de apenas um deus, ou politeístas, crendo em dois ou mais deuses. Deus, para as religiões é um ser intocável e de poder infinito, capaz de causar acontecimentos imprevisíveis e impossíveis no mundo e na vida do homem.
No mundo existe cerca de 6 bilhões de habitantes, mais de 10 mil seitas e mais de 2 mil religiões. A maior concentração das seitas estão no continente africano, cerca de 6 mil e 1.200 nos Estados Unidos. A maior religião do mundo é o cristianismo com mais de 2 bilhões de adeptos, mas a religião que mais cresce no mundo é o islamismo, atualmente já chegam a 1.2 bilhão em todo o mundo. De cada 100 pessoas no planeta 19 são muçulmanas, 18 não têm religião ou são atéias, 17 são católicas, 17 são cristãs não-católicas (ortodoxos, anglicanos, protestantes, evangélicos, pentecostais), 14 são hinduístas e 6 são budistas.