segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os Pré-Socráticos

A filosofia teve inicio por volta do século VI a.c. Os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecederam o pensador Sócrates. A filosofia originou-se na Grécia que abrigou os primeiros filósofos da história. Seus objetivos eram de construir uma sociedade racional e desvendar o universo, desta forma substituíram o pensamento dos mitos para explicar a origem das coisas.

Os principais pré-socráticos:
Tales de Mileto - Foi o fundador da filosofia e se baseava na água como elemento essencial. Tales achava que todas as coisas tinham algo físico por trás, o que denominaram arché.
Anaximandro - Acreditava que todas as coisas tem um limite e que um elemento limitado não poderia ser o princípio. Para ele, somente um elemento poderia ser a origem de tudo. Fundou a astronomia grega.
Anaxímenes - Para ele a origem de tudo, o arché era o ar. Foi o primeiro a afirmar que a lua recebe luz do sol.
Pitágoras - Valorizou a pesquisa desinteressada do saber, o maior exemplo disso foram suas descobertas matemáticas como o triângulo e o retângulo, de que a soma dos catetos e igual ao quadrado da hipotenusa. O primeiro a pronunciar a palavra Filosofia.
Demócrito - Criou a palavra átomo, e afirmou que o mundo estava constituído por átomos.
Heráclito - Viu na contínua mudança, na transformação de todas as coisas, a lei geral do universo. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso.

NAMORO NA ADOLESCÊNCIA

Muito se discute em torno dos namoros na adolescência, uns acreditam que é muito cedo para qualquer tipo de relação, outros pensam que é uma experiência necessária para aprender a conviver com as diferenças e se relacionar. A adolescência é um período de transformação pelo qual todo ser humano passa, onde a criança se transforma em adulto, essa fase da vida acontece em média entre os 12 e 19 anos de idade. Anos atrás, os namoros eram relacionamentos longos e geralmente acabavam em casamento, hoje em dia não, namoro continua sendo algo sério entre duas pessoas, mas não como antes, nos tempos atuais as pessoas mantêm uma forma de se relacionar antes mesmo do próprio relacionamento, que é o famoso ficar, que é o ato de beijar sem compromisso. O assunto namoro deve ser discutido individualmente, pois cada caso é um caso, o que é de extrema importância é o acompanhamento familiar e o amparo nas ocasiões propicias. Todos têm o livre arbítrio, portanto a decisão tem que parti de nós mesmos, mas sempre respeitando nossos limites e princípios, levando sempre em consideração que a nossa opinião não é a única existente em um planeta onde mora bilhões de pessoas, onde todos devem respeitar para serem respeitados.