segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O trânsito e suas vitimas

A violência nas ruas e rodovias brasileiras é uma verdadeira tragédia que não tem recebido a merecida atenção dos responsáveis pelo trânsito e nem pelos governos. No Mapa da Violência, o numero de assassinatos e corrupção política em todo o país, disputa as primeiras páginas dos jornais com o show de horror que é o transito nacional, onde cerca de 40 mil pessoas morrem todos os anos. Como já foi divulgado pelo Ministro da Saúde, o número de mortes no trânsito configura uma verdadeira epidemia. Morre mais pessoas no transito brasileiro por ano, do que os vários anos da guerra do Vietnã. Em média, o numero de acidentes nas estradas mineiras a cada feriado prolongado é de 450, destes, cerca de 40 morrem, 180 são hospitalizados e 20 ficam deficientes. Vale lembrar que a maioria dos acidentes nacionais acontece entre os jovens com idade entre 18 e 30 anos.

Atividades:

1- Por que menores de 18 anos deveria ter o direito de dirigir? Após sua resposta aponte cinco motivos favoráveis e cinco contrários:
2- Qual deveria ser a punição para um atropelamento? Explique:
3- Dirigir sem carteira de habilitação deve ser mesmo encarada como crime? Justifique:
4- Dirigir com meu pai do lado ou um responsável deveria ser liberado? Por quê?
5- O que leva o jovem a realizar manobras radicais com carros e motos em via publica? Qual deveria ser a punição?
6- Se alguém que você gosta muito, fosse morto por um motorista jovem e bêbado, qual seria sua opinião?
7- O veiculo é uma arma nas mãos de algumas pessoas, cite dois exemplos vistos por você de tragédias ou estupidez no transito:
8- Que tipo de motorista você pretende ser? Relate:
9- Como você é nas ruas como pedestre e ciclista? O que pode mudar?
10- Imagine que você neste momento tenha o poder de criar ou mudar as leis existentes do transito, quais seriam suas primeiras iniciativas: