sábado, 11 de agosto de 2012

POLÍTICA


Política é denomina arte ou ciência da sociedade organizada, sendo a forma de direção e administração de nações, estados ou cidades. A política é o ato mais democrático do ser humano. A ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua participação. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", daí a origem do nome. A política, por exemplo, pode significar tanto a administração de um país  quanto tratar de qualquer assunto referente a sua sociedade ou aos interesses de uma pequena e isolada comunidade deste país. Atribuímos à ideia de política somente a chamada política partidária, onde pessoas se filiam a um partido para se elegerem como representantes do povo. A política na verdade acontece o tempo todo e em todos os lugares, desde que venhamos a tratar e discutir assuntos referentes aos interesses de todos, isto sim é a verdadeira política.      

SER GENTIL



Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.

1- O que é ser gentil?                                          
2- Por que esquecemos de ser gentis?
3- Por que muitos acreditam que ser gentil tem a ver com ser bobo?
4- Dá pra falar ‘não’ sendo gentil? Como?          
5- Como ser gentil sem ser chato ou cafona?   
6- Que benefícios a gentileza nos traz?              
7- Como a gentileza interfere entre nossos amigos e familiares?
8- Como a gentileza pode nos ajudar no ambiente escolar?                              
9- Cite dez maneiras de ser gentil:
10- Crie um poema, musica ou historia sobre ações e atos generosos:   

INJUSTIÇA


Injustiça é a falta ou ausência de justiça, seja em referência a um evento, ato ou situação de fato. Pode estar referida a um sujeito ou grupo social. Injustiça é quando, além de a justiça não ser respeitada por alguns indivíduos, houver impunidade para esses que burlaram o sistema jurídico, ético ou moral. A injustiça também existe como causa de problemas de relacionamento e caráter.

Cite cinco grandes injustiças e comente sobre cada uma delas, nos seguintes seguimentos: A) No país    B) Na escola   C) Na família     D) Na política    E) No esporte    
F)  Na amizade