domingo, 3 de maio de 2009

DROGAS: PERGUNTAS E RESPOSTAS

01) O que são Drogas?
Droga é toda e qualquer substância que, ao entrar no seu organismo provocam reações físicas e ou psíquicas. Para a OMS - Organização Mundial da Saúde, "droga é qualquer substância natural ou sintética que, administrada por qualquer via no organismo, afeta sua estrutura ou funcionamento".
02) Todas as drogas fazem mal?
Depende. Algumas drogas, quando utilizadas de acordo com orientação médica, são muito eficientes no combate de doenças, e até mesmo para a cura delas. Nossa preocupação é com as drogas que são usadas deforma indevida, drogas estas que agem no cérebro do usuário, modificando sensações, consciência ou o estado emocional de quem as usa.
03)O que é droga lícita?
É a droga liberada, tais como o álcool e o cigarro, solventes e algumas outras drogas que são vendidas livremente. O Poder Publico não se preocupa muito com o consumo exarcebados destas drogas, pois geram muito dinheiro advindo dos impostos cobrados pelas mesmas.
04)O que é droga ilícita?
Todas as drogas proibidas, aquelas cujo cultivo, fabricação, venda e consumo não são permitidos legalmente, e posso citar como exemplo, a maconha, a cocaína, o crack, etc.
05)Todas as drogas causam dependência?
É relativo. Algumas causam dependência física e química. Outras não, como remédios com indicação médica.
06)Que drogas causam dependência?
Causam dependência todas as drogas chamadas de lícitas, tais como o álcool e o cigarro, os solventes, e outras que inclusive são receitadas por médicos, tais como o Lexotan, Diazepan, e também os remédios moderadores de apetite, chamados de anfetaminas. Todas as Drogas tem o poder de viciar uma pessoa.
07) A Droga deixa a pessoa se sentindo bem?
A principio sim, até os efeitos colaterais apresentarem. Este é um dos maiores problemas a serem enfrentados. A grande verdade, caro leitor, é que as drogas, de uma forma geral, causam euforia, somente no início de uso. Passado algum tempo, a pessoa se torna dependente, se escraviza, e sua vida vira um inferno. Para manter o mesmo efeito inicial, o usuário e dependente, vai aumentando dia a dia a dose de drogas, até conseguir se matar.
08) Quais são os tipos de Drogas?
Técnamente as drogas são classificadas de acordo com a sua origem, o seu mecanismo de ação ou a sua legalidade. São conhecidas como: Depressoras, Estimulantes e Perturbadoras.
09) Quais as drogas que são classificadas de acordo com a sua origem?
As Naturais: São as drogas disponíveis na natureza, como o Chá de Cogumelo; Chá de Lírio, Maconha, etc.
As Sintéticas: São produzidas em laboratório, ex: LSD, Ecstasy, Cristal, Boa Noite Cinderela e muitas outras.
As semi-sintéticas: São disponíveis na natureza e processadas em laboratório, ex: álcool, cocaína, tabaco, etc.
10) Qual a classificação das drogas, segundo o seu mecanismo de ação?
Depressoras: Reduzem a atividade cerebral e deixam as pessoas mais relaxadas. Ex: álcool e os calmantes.
Estimulantes: Aumentam a atividade cerebral e cria a agitação. Ex: cocaína, haxixe, nicotina, cafeína, etc.
Perturbadoras: Alteram o funcionamento total do cérebro. Ex: LSD, Maconha, Cogumelo, etc.
11) Qual a diferença que há, entre dependência física e dependência psíquica?
A dependência física é aquela que faz com que o corpo do usuário sinta necessidade constante do consumo de drogas. A psíquica por outro lado, é apenas o hábito de constante usar drogas, mas que o individuo consegue controlar.
12) Como podemos saber se uma pessoa é dependente de drogas ou não?
Uma pessoa dependente apresenta os principais sintomas:
Forte desejo de usar drogas, dificuldades para controlar o consumo de drogas, deixa de lado suas atividades e obrigações, fica nervoso ou depressivo quando não faz o uso, altera o comportamento em casa, escola e trabalho.
13) O que leva uma pessoa a usar drogas?
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos, vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e agüentar situações difíceis, hábito, dependência, rituais, busca por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

“Drogas, caminho sem volta e passaporte para a destruição da própria vida e de todos que o ama”.