segunda-feira, 8 de março de 2010

Por que estudar Educaçao Religiosa?

A aula de E. R é um espaço que temos dentro da escola para a reflexão dos valores humanos, descobrindo assim o valor da propria vida e a necessidade do respeito as diferenças existentes na sociedade, aprendendo desta forma a amar e cuidar do proximo. A E. R fortalece nosso caráter de cidadão, nossa ética e solidariedade, alem de desenvolver o espírito de participação e responsabilidade para preservarmos nossa família, a paz, os amigos, o meio ambiente e a fé.

1 - Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras:valores - atitude - comportamento - vida - violência – fofoca - conflito - igualdade - justiça - democracia - tolerância - solidariedade - educação - diálogo – fé - cooperação - respeito – liberdade – mentira - pluralismo - sociedade - paz - jovem - entendimento – amor – amigo – cidadania – harmonia – etica – verdade – açoes – caridade – religiosidade – carater – emoçao – saude – convivencia – prestigio – valorizaçao – poder – maturidade – honestidade – beleza – integridade – justiça – autoestima – espiritualidade – desejo – consumismo – tolerancia - adolecencia.

Analise e reflexão - Musica na sala de aula


Musica: Tocando em frente
Cantora: Maria Betânia

- Copie do texto musical, cinco frases poéticas:
- O que você entende pela frase, “O dom de ser feliz”?
- Como podemos definir o termo, “O dom de ser capaz”?
- O que é ter a certeza de que pouco sabemos?
- Através das idéias da musica, crie um texto ou poema relatando sobre sua própria vida:

Musica: Epitáfio
Banda: Titãs

- Copie do texto musical, cinco frases poéticas:
- O que você entende pela frase, “O que eu queria fazer”?
- Como podemos definir o termo, “A vida como ela é”?
- O que é e como viver o acaso?
- Através das idéias da musica, crie um texto ou poema relatando sobre sua própria vida:

Musica: Filtro Solar
Cantor: Pedro Bial

- Copie do texto musical, dez frases poéticas:
- O que você entende pela frase, “Você também vai envelhecer”?
- Como podemos definir o termo, “Não ature gente de coração leviano”?
- O que é envelhecer?
- Através das idéias da musica, crie um texto ou poema relatando sobre sua própria vida:

Campanha da Fraternidade 2010


A Campanha da Fraternidade deste ano está aberta à participação de todas as igrejas cristãs. O objetivo geral é "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de bem, para que todos contribuam na construção de uma sociedade sem exclusão". A Campanha leva a reflexão sobre as injustiças que causam exclusão social e a miséria. O dinheiro, embora necessário, não pode ser o supremo valor dos nossos atos nem o critério absoluto das decisões dos indivíduos e dos governos, "deve ser usado para servir ao bem comum das pessoas, na partilha e na solidariedade". Toda a vida econômica deveria ser orientada por princípios éticos e justos.

1-Qual o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e quais as conclusões que podemos tirar do mesmo?
2-O que seria uma economia a serviço da vida?
3-O que você entende por miséria e exclusão social?
4-Podemos viver em viver em uma sociedade com menos consumismo? Explique:
5-Por que a econômica não segue princípios éticos e justos?
6-Qual a importância das igrejas debaterem temas como este?
7-Como podemos traduzir o termo “cultura da paz”?
8-Crie um poema, fabula ou texto que retrate a desigualdade social existente no Brasil: (min. 10 linhas)

A Mulher na Filosofia


A importância social das mulheres enquanto seres que pensam foi e permanece sendo um desafio para que haja um equilíbrio no relacionamento homem/mulher. A mitologia grega destaca as mulheres na figura de suas deusas. No cristianismo a mulher recebe um respeito intrigante para os homens da época. Para a história combinar idéias, formar pensamentos, sempre foi julgado um direito pertinente aos homens, mas mesmo com tanta discriminação as mulheres conseguiram garantir uma pequena participação das mulheres na vida acadêmica.
- Na visão de Pitágoras a mulher era vista como um ser que se originou das
- Platão já detinha um pensamento diverso, as mulheres eram tão capazes de administrar quanto o homem, pois detinham a mesma razão que os homens;
- Aristóteles via a mulher como um homem não completo;
- Para São Tomás de Aquino a mulher foi moldada das costelas de um homem, portanto sua alma tinha a mesma importância que a do homem;
- Para Hegel a desordem existente entre um homem e uma mulher é igual a que há entre um animal e uma planta, sendo que o animal se identifica mais com o homem e a planta se molda mais com a mulher. Embora a discriminação sofrida pelas mulheres no caminho da filosofia é notável, certas mulheres se enfatizaram como criaturas humanas que procuraram pela sabedoria e trilharam os passos da ciência. No século XX há uma evidência especial a algumas filósofas importantes. Dentre elas, podemos citar Hannah Arendt, Simone Weil, Edith Stein, Mari Zambrano e Rosa Luxemburgo. Estas mulheres, contestando a ordem patriarcal de sua época, tornaram-se filósofas admiráveis e, sem dúvida, colaboraram terminantemente para a constituição do conhecimento.

DIA DA MULHER - Poemas


“A vida tem duas faces: Positiva e negativa. O passado foi duro, mas deixou o seu legado, saber viver é a grande sabedoria. Que eu possa dignificar, minha condição de mulher, aceitar suas limitações. E me fazer pedra de segurança dos valores que vão desmoronando. Nasci em tempos rudes. Aceitei contradições lutas e pedras como lições de vida e delas me sirvo.”
Cora Coralina

“Enquanto o homem e a mulher não se reconhecerem como semelhantes, enquanto não se respeitarem como pessoas em que, do ponto de vista social, política e econômico, não há a menor diferença, os seres humanos estarão condenados a não verem o que têm de melhor: a sua liberdade.”
Simone de Beauvoir

“Não sei... Se a vida é curta . Ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura... Enquanto durar“
Cora Coralina

POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA?

A filosofia é diferente das outras disciplinas, porque para estudar filosofia é necessário fazer filosofia. Para entender a filosofia é necessário que nos entreguemos à argumentação filosófica (argumentar é apresentar razões que conduzem a uma conclusão). A disciplina e diretamente ligada as razoes humanas e a maior função do filosofo e pensar, criticar, analisar, argumentar e emitir um comentário sobre questões simples ou complexas da própria vida.

Hora de Filosofar: 1- Pesquise no dicionário e copie o significado da palavra filosofia:
2- O que é filosofar?
3- Qual o significado da palavra argumentação?
4- Quais as funções atribuídas ao filosofo?
5- Como deveria ser as aulas de filosofia e como estudá-las?
6- O que é a vida e como podemos definir o que é a morte?
7- O céu é imaginário, apenas gazes azuis atmosféricos, morada de Deus ou das nuvens, afinal o que é o céu?
8- O que é e como podemos o definir Deus?