terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Perspectiva social da educaçao

Diante dos aspectos sociais da escola, iremos nos deparar com tópicos de extrema necessidade para um amplo desenvolvimento intelectual sobre a questão, tais pontos essenciais são: Os princípios e objetivos da escola e da educação em si, os seus aspectos econômicos e os princípios educativos. Partindo do pré-suposto que a educação e ferramenta de transformação humana, iniciemos nossos pensamentos sobre este ponte de vista, uma vez não aceitando a idéia, ou debatendo a respeito dela, de que a educação em uma grande escala de valor esta sendo usada não como forma de transformação, mas de manipulação de conceitos sociais, ideológicos e partidários. Tais temas de agressividade para os ouvidos dos educandores compromissados com a real aprendizagem do individuo, sabe que mesmo almejando patamares extremante mais elevados para o processo educacional, ira por certo em sua caminhada ideológica, deparar-se com inúmeros encalços, mas este ë o diferencial que traz a tona o verdadeiro profissional do ensino, ‘as novas maneiras de superar os obstáculos existentes entre o aluno e o conhecimento.
Durante séculos a escola foi algo extremamente elitizado e destinada apenas a príncipes, reis e faraós, mas hoje como podemos denominar ou classificar a escola de boa qualidade? Quem afinal estuda nela, qual a sua metodologia e que tipo de cidadão esta escola forma?
Como fonte manipuladora e impositiva, por séculos a educação em nossa sociedade ficou vinculada a igreja ou ao estado, nos dias contemporâneos temos uma abertura maior, mas ainda estamos de tal forma ligados a estes dois elos paralelos, que já se cruzaram em nossa historia. Pelo fato da educação sempre esta no sempre de disputas de poderes, tivemos dois momentos que considero importantes para o fato educacional, o primeiro com o período filosófico denominado escolástica, que foi a tentativa da popularização do ensino e da promulgação do conhecimento e o segundo momento, acredito eu, que ocorreu no século XVIII com a revolução francesa, onde houve uma abertura da consciência coletiva e social, mas com definições claras da classe dominante e da classe dominada.
A educação continua sendo um forte fomento capitalista e econômico, seguindo as regras e tendências do mercado mercantilista, quanto aos processos de evolução do conhecimento, estes, a duras penas continuarão a ser uma trajetória almejada por muitos e alcançada por poucos. No processo de aprendizagem escolar os desafios serão cada vez maiores e haverá a necessidade cada vez mais de bons profissionais, o que certamente estará em extinção dia após dia. E gritante a necessidade de mudanças e transformações, vivemos o advento das faltas de referenciais, onde instituições como estado e igreja mostram-se cada vez mais enfraquecidos e o agravamento com falência ainda não decretada da família, o resultado de todo este caos sobra nos braços da escola, que por sua vez, esta mais sem rumo do que cego em tiroteio.