
Durante séculos a escola foi algo extremamente elitizado e destinada apenas a príncipes, reis e faraós, mas hoje como podemos denominar ou classificar a escola de boa qualidade? Quem afinal estuda nela, qual a sua metodologia e que tipo de cidadão esta escola forma?
Como fonte manipuladora e impositiva, por séculos a educação em nossa sociedade ficou vinculada a igreja ou ao estado, nos dias contemporâneos temos uma abertura maior, mas ainda estamos de tal forma ligados a estes dois elos paralelos, que já se cruzaram em nossa historia. Pelo fato da educação sempre esta no sempre de disputas de poderes, tivemos dois momentos que considero importantes para o fato educacional, o primeiro com o período filosófico denominado escolástica, que foi a tentativa da popularização do ensino e da promulgação do conhecimento e o segundo momento, acredito eu, que ocorreu no século XVIII com a revolução francesa, onde houve uma abertura da consciência coletiva e social, mas com definições claras da classe dominante e da classe dominada.
A educação continua sendo um forte fomento capitalista e econômico, seguindo as regras e tendências do mercado mercantilista, quanto aos processos de evolução do conhecimento, estes, a duras penas continuarão a ser uma trajetória almejada por muitos e alcançada por poucos. No processo de aprendizagem escolar os desafios serão cada vez maiores e haverá a necessidade cada vez mais de bons profissionais, o que certamente estará em extinção dia após dia. E gritante a necessidade de mudanças e transformações, vivemos o advento das faltas de referenciais, onde instituições como estado e igreja mostram-se cada vez mais enfraquecidos e o agravamento com falência ainda não decretada da família, o resultado de todo este caos sobra nos braços da escola, que por sua vez, esta mais sem rumo do que cego em tiroteio.