quinta-feira, 14 de outubro de 2010

John Locke

John Locke foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo no inicio do Séc. 18, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos. Escreveu o Ensaio acerca do Entendimento Humano, onde desenvolve sua teoria sobre a origem e a natureza de nossos conhecimentos. Dedicou-se também à filosofia política. No Primeiro tratado sobre o governo civil, critica a tradição que afirmava o direito divino dos reis, declarando que a vida política é uma invenção humana, completamente independente das questões divinas. No Segundo tratado sobre o governo civil, expõe sua teoria do Estado liberal e a propriedade privada.

Kant

Emanuel Kant foi um filósofo alemão, considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Depois de um longo período como professor de geografia e filosofia. Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física e matemática. Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o Racionalismo de René Descartes (na forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica (de David Hume e John Locke que valoriza a indução). Kant é famoso pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos dentro de nós, que será nas experiências do mundo. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo que dominou a vida intelectual do século XX.

Epistemologia

Epistemologia ou teoria do conhecimento é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento. A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é tipicamente conhecida por filosofia do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e o empirismo. Este fato torna-a uma das principais vertentes da filosofia. A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento, nomeadamente se é possível (técnicamente, a um ser humano) conseguir algum dia atingir o conhecimento total e genuíno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmática ou empirista.

Dia Mundial sem Carro

No ultimo dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, foram realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana toda foi recheada de atividades, no que chamam de Semana da Mobilidade, o que tambem ocorreu em varias cidades brasileiras. O objetivo principal é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de deslocamento, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. A data foi criada na França, em 1997. No Brasil o movimento ainda é timido, mas muitos apostam que irá crescer, uma vez que cresce a obesidade, doenças sedentárias e a falta de espaço no transito.