Os
conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de
condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de
saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão(melancolia,
ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.
Assim,
a Igreja Católica classificou e selecionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados
capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a
cultura humana no mundo inteiro.
Segundo tal visão, esse
pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e
mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela
seria controlada pelo uso da virtude da temperança.
Do latim gula
É o apego excessivo e
descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando
Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em
possibilidades.
Na concepção cristã,
a avareza é considerada um dos sete pecados capitais,
pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido,
o pecado da avareza conduz à idolatria,
que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.
Avareza, no
cristianismo, é sinônimo de ganância,
ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais
caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro, ganância.
Mas existe também avareza por informação ou por indivíduos, por exemplo. Do
latim avaritia
A luxúria (do latim luxuriae) é o desejo passional
e egoísta por todo o prazer sensual e material. Também pode ser entendido em
seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.
Consiste no apego aos
prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e
sensualidade. Do latim luxuria
A Ira é o intenso e
descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar
sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador
da ira e o irado.
A ira torna a pessoa furiosa
e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que é
algo que provoca a pessoa. Segundo a Igreja Católica, a ira não atenta apenas
contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o ódio plantar
sementes em seu coração. Seguindo esta linha de raciocínio, o castigo e a execução
do causador pertencem a Deus. Do latim ira
A inveja é considerada pecado porque uma pessoa
invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no
lugar do próprio crescimento espiritual.
É o desejo exagerado por
posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso
ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.
A inveja é freqüentemente
confundida com o pecado capital da Avareza,
um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja
na forma de ciúme é proibida nos Dez
Mandamentos da Bíblia. Do
latim invidia, que quer
dizer olhar com malícia.
A Igreja
Católica apresenta a preguiça como um dos sete pecados capitais,
caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero,
de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa
orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, freqüentemente
associada ao ócio, vadiagem. Do
latim prigritia
Em paralelo, segundo o
filósofo Tomás
de Aquino, a soberba era um pecado tão grandioso que era
fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção
especial. Aquino tratava em separado a questão da vaidade, como sendo também um
pecado, mas a Igreja Católica decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que
neles havia um mesmo componente de vanglória, devendo ser então estudados e
tratados conjuntamente. Do latim superbia, vanitas
TRABALHO - Tema: Pecados
Capitais
Período: Manha
Dividir a sala em sete grupos e preparar enquetes
relacionadas para cada um dos pecados citados. Será a mesma nota para todos da
sala, desde que tenham participado.
Período: Noite
Confeccionar cartaz com imagens relacionadas ao tema e
apresentar o trabalho. Maximo de cinco grupos.