quarta-feira, 25 de março de 2009

Pré-Socráticos

Os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecedem Sócrates. A filosofia originou-se na Grécia que abrigou os primeiros filósofos da história. Seus objetivos eram de construir uma idéia que explicasse o racional e o universo para substituir o pensamento dos mitos para explicar a origem do mundo.

Tales de Mileto _ Foi o fundador da filosofia e se baseava na água como elemento essencial. Tales achava que todas as coisas tinham algo físico por trás, o que denominaram arché.

Anaximandro _ Acreditava que todas as coisas tem um limite e que um elemento limitado não poderia ser o princípio. Para ele, somente um elemento poderia ser a origem de tudo. Fundou a astronomia grega.

Anaxímenes _ Para ele a origem de tudo, o arché era o ar. Foi o primeiro a afirmar que a lua recebe luz do sol.

Pitágoras - Valorizou a pesquisa desinteressada do saber, o maior exemplo disso foram suas descobertas matemáticas como o triângulo retângulo, de que a soma dos catetos e igual ao quadrado da hipotenusa.

Demócrito - Criou a palavra átomo, e afirmou que o mundo estava constituído por átomos.

Heráclito - Viu na contínua mudança, na transformação de todas as coisas, a lei geral do universo. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso.

Exercício:

1- Como surgiu a filosofia?
2- O que você entendeu por arché?
3- Por que o nome pré-socrático?
4- O que motivou o surgimento da filosofia?
5- Em que acreditava Tales de Mileto?
6- Qual era a filosofia de Pitágoras?

ÉTICA

A ética está presente em todos os setores da sociedade. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar suas atitudes. Ética é uma palavra grega que quer dizer: costume e propriedade de caráter. Ela está presente em todas ações.
Todos devem ter um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas e está relacionada às escolhas de cada um.
Ser Ético é agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser sincero, integro e honesto. É ter a consciência " limpa".
O estudo da ética começou com os filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, ultrapassa os limites da filosofia e está presente em todas as profissões e formas de comportamento e relacionamento social.


Exercício:

1- Responda e avalie sua postura ética:
A- Já mentiu para um amigo?
B- Pegou algo sem autorização do dono?
C- Fez algo que lhe tirou o sono?
D- Foi falso com alguém?
E- Enganou para se dar bem?

2 – Escreva alguma situação já vivida por você, que você foi ou não ético: