domingo, 24 de maio de 2009

DEUS REALMENTE EXITE?

Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente: - "Sim, fez!"
Deus fez tudo, mesmo?
Sim, professor - respondeu o jovem.
O professor replicou:
Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.
O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:
Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
Professor, o frio existe?
Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:
Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu:
Mas é claro que sim.
O estudante respondeu:
-Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda.
A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.
Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço?
Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo?
Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
Diga, professor, o mal existe?
Ele respondeu:
Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o estudante respondeu:
O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

MORAL DA HISTÓRIA:

Onde está Deus em sua vida?

Esta pergunta de imediato pode não ter resposta ou a resposta que você tem formulado na ponta da língua, bem sabe você, não convence nem mesmo seu coração. Na vida pagamos por todas nossas ações, cedo ou tarde. Queremos atribuir a Deus nossos fracassos e sempre o deixamos de lado em nossas vitórias, não há mais razoes para escondermos os vazios internos e frustrações, nos falta humildade para reconhecermos que nada somos ou somos pouco demais, precisamos dele. A fantasia deve ficar para trás, é hora da realidade, olhe no espelho e veja quem realmente é você ou em que ou quem você se tornou...
Deus não é uma frase bonita, uma religião, um conforto no desespero, é muito mais para quem acredita. O criador está pronto para estender as mãos a qualquer um que queira anda a seu lado, mas esta é uma decisão permanente e não passageira, deve ser uma ação corajosa, audaciosa e verdadeira. As teorias não nos levarão a Deus, mas sim a fé estimulada pelas teorias mal aplicadas que um dia colocamos em nossa vida. Não basta crer, é preciso experimentar e viver.

Pense Nisto!

Por: Wanderson Cleiton do Carmo

O QUE É PSICANÁLISE?

O médico trata das doenças do corpo humano conforme várias especialidades.
O neurologista trata dos transtornos orgânicos do sistema nervoso.
O psiquiatra trata dos transtornos da mente humana ligados à estrutura da mente usando remédios e outras técnicas
O psicólogo trata dos desvios de comportamento usando conselhos e orientações.
O psicanalista trata de neurose e problemas psíquicos procurando sua origem no inconsciente.
Qualquer pessoa tem uma neurose que se formam na infância pelos conflitos psíquicos que a criança recebe no seu inconsciente. E as neurose são responsáveis por algum mal funcionamento da mente, algum transtorno psíquico.
Foi Freud que descobriu a psicanálise quando procurava tratar de pacientes com problemas psíquicos que a psiquiatria não consegue reverter. Ele descobriu um método para acessar o inconsciente e liberar a mente de descargas negativas que provocam sintomas indesejáveis que ele classificou como neurose ou histeria.
Freud definiu a psicanálise da seguinte maneira:
1. A psicanálise um processo rigoroso de investigação do inconsciente, inacessível de outra maneira.

2. A psicanálise é também um método de tratamento de transtornos psíquicos como as neuroses que tem sua origem em conflitos psíquicos recalcados no inconsciente. A modificação da relação entre o "ego" e o inconsciente traz o alívio do transtorno, do sofrimento da mente.
3. Finalmente, a psicanálise é uma teoria que resulta da experiência do tratamento que ele acaba inspirando. Freud a chamou de metapsicologia por se encontrar além da consciência, na realidade psíquica inconsciente. Esta teorização fica porem aberta a qualquer ramo tratando do homem.



Por: Leon Nussbaumer
Psicanalista Clinico