domingo, 24 de maio de 2009

O QUE É PSICANÁLISE?

O médico trata das doenças do corpo humano conforme várias especialidades.
O neurologista trata dos transtornos orgânicos do sistema nervoso.
O psiquiatra trata dos transtornos da mente humana ligados à estrutura da mente usando remédios e outras técnicas
O psicólogo trata dos desvios de comportamento usando conselhos e orientações.
O psicanalista trata de neurose e problemas psíquicos procurando sua origem no inconsciente.
Qualquer pessoa tem uma neurose que se formam na infância pelos conflitos psíquicos que a criança recebe no seu inconsciente. E as neurose são responsáveis por algum mal funcionamento da mente, algum transtorno psíquico.
Foi Freud que descobriu a psicanálise quando procurava tratar de pacientes com problemas psíquicos que a psiquiatria não consegue reverter. Ele descobriu um método para acessar o inconsciente e liberar a mente de descargas negativas que provocam sintomas indesejáveis que ele classificou como neurose ou histeria.
Freud definiu a psicanálise da seguinte maneira:
1. A psicanálise um processo rigoroso de investigação do inconsciente, inacessível de outra maneira.

2. A psicanálise é também um método de tratamento de transtornos psíquicos como as neuroses que tem sua origem em conflitos psíquicos recalcados no inconsciente. A modificação da relação entre o "ego" e o inconsciente traz o alívio do transtorno, do sofrimento da mente.
3. Finalmente, a psicanálise é uma teoria que resulta da experiência do tratamento que ele acaba inspirando. Freud a chamou de metapsicologia por se encontrar além da consciência, na realidade psíquica inconsciente. Esta teorização fica porem aberta a qualquer ramo tratando do homem.



Por: Leon Nussbaumer
Psicanalista Clinico