quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Preconceito

Preconceito é uma idéia pré-estabelecida que se manifesta na forma de uma atitude discriminatória perante as pessoas, lugares ou culturas. As formas mais comuns de preconceito, são: social, racial e sexual. O preconceito é uma generalização, exemplo: "todos moradores de favela são ladrões”. O preconceito é um erro irracional e destrói as relações humanas.

Atividade:

1-Quais os principais preconceitos existentes?
2-De exemplo de preconceito de lugares e culturas?
3-Porque o preconceito é um erro irracional?
4-O que é um preconceito racial?
5-Explique o que é um preconceito social:
6-Existem preconceitos dentro da escola? Comente:
7-Conte um caso preconceituoso que você conhece:

A CAVERNA DE PLATÃO (o mito da caverna)

Imagine um grupo de pessoas que habita o interior de uma caverna subterrânea, estando todas de costas para a entrada da caverna e acorrentadas pelo pescoço e pés, de sorte que tudo o que vêem é a parede da caverna. Atrás delas ergue-se um muro alto e por trás desse muro passam figuras de formas humanas sustentando outras figuras que se elevam para além da borda do muro. Como há uma fogueira queimando atrás dessas figuras, elas projetam sombras na parede da caverna. Assim, a única coisa que as pessoas da caverna podem ver é este “teatro de sombras”. E como essas pessoas estão ali desde que nasceram, elas acham que as sombras que vêem são a única coisa que existe. Imagine agora que um desses habitantes da caverna consiga se libertar daquela prisão. Primeiramente ele se pergunta de onde vêm aquelas sombras projetadas na parede da caverna. Depois consegue se libertar dos grilhões que o prendem. E o que acontece quando ele se vira para as figuras que se elevam para além da borda do muro? Primeiro, a luz é tão intensa que ele não consegue enxergar nada. Depois, a precisão dos contornos das figuras, de que ele até então só via as sombras, ofusca a sua visão. Se ele conseguir escalar o muro e passar pelo fogo para poder sair da caverna, terá mais dificuldade ainda para enxergar devido à abundância de luz. Mas depois de esfregar os olhos, ele verá como tudo é bonito. Pela primeira vez verá cores e contornos precisos; verá animais e flores de verdade, de que as figuras na parede da caverna não passam de imitações baratas. Suponhamos, então, que ele comece a se perguntar de onde vêm os animais e as flores. Ele vê o Sol brilhando no céu e entende que o Sol dá vida às flores e aos animais da natureza, assim como também era graças ao fogo da caverna que ele podia ver as sombras refletidas na parede. Agora, o feliz habitante das cavernas pode andar livremente pela natureza, desfrutando da liberdade que acabara de conquistar. Mas as outras pessoas que ainda continuam lá dentro da caverna não lhe saem da cabeça. E por isso ele decide voltar. Assim que chega lá, ele tenta explicar aos outros que as sombras na parede não passam de trêmulas imitações da realidade. Mas ninguém acredita nele. As pessoas apontam para a parede da caverna e dizem que aquilo que vêem é tudo o que existe; é a única verdade que existe; é a realidade. Por fim, acabam matando aquele que retornou para dizer-lhes um monte de "mentiras".

Atividade:

1 – Quais as reflexões filosóficas podemos tirar do Mito da Caverna?
2 - Quais as comparações podemos fazer de nós mesmos com o mito?
3 - Explique as semelhanças entre escravidão e ignorância mental:
4 - Na sua opinião, o que levou Platão a criar e contar este mito?
5 – O que você acredita ser a caverna de sua vida?
6 - O que impede você de sair da caverna?
7 - Para os filósofos a sociedade vive em uma caverna, a que você atribui este pensamento?
8 – Para estudos futuros, faça um resumo deste texto: (15 linhas + ou -)