quarta-feira, 27 de maio de 2009

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PIORAM A FOME


A mudança climática prejudicará nos próximos 20 anos a produtividade de culturas importantes para a alimentação humana em algumas das áreas mais pobres do mundo, segundo estudo de pesquisadores do Programa de Segurança Alimentar e Meio Ambiente da Universidade Stanford (EUA). O trabalho, coordenado por David Lobell, foi publicado pela revista Science.
Os autores apresentam o artigo como um guia para governos e organizações internacionais direcionarem investimentos na adaptação da produção agrícola à mudança climática. Os pesquisadores focalizaram 12 regiões onde, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), vive a maior parte da população desnutrida do mundo. As áreas abrangem grande parte da Ásia, a África, o Caribe, a América Central e do Sul e têm 825 milhões de pessoas desnutridas, 95% do total mundial. Os pesquisadores analisaram 20 modelos teóricos sobre os efeitos do aquecimento global e concluíram que, até 2030, a temperatura média na maioria dessas regiões terá aumentado 1°C, enquanto as chuvas sazonais em alguns locais, como sul da Ásia, sul da África e Brasil, poderão diminuir. A redução mais intensa de chuvas é prevista para o sul da África, chegando a 10% em 2030. A análise revelou duas zonas críticas: sul da Ásia e sul da África. A principal cultura do sul da África, o milho, poderá sofrer perdas de mais de 30% nas próximas duas décadas. No caso do Brasil, as maiores perdas previstas, de 15%, afetariam as culturas de trigo e soja. Isso ocorreria no mesmo prazo, mas com possibilidade bem menor que no caso africano.



Fonte: O Estado de S. Paulo


Exercícios:

1- Esta revelação cria algum espanto na sociedade? Por que?
2- Por que se fala tanto em preservação e continua o desmatamento na Amazônia?
3- Como você imagina que será o planeta na sua velhice?
4- Aponte possíveis soluções para a redução do aquecimento global:
5- O planeta mais quente compromete a produção de alimento, o que fazer para mudar esta realidade?
6- O governo brasileiro tem feito sua parte? O que deveria mudar?
7- Qual tem sido sem papel nesta questão de preservação? O que pode mudar?
8- Faça um desenho, poesia, redação ou grafite sobre o tema: