segunda-feira, 22 de março de 2010

A água no século 21

O Dia Mundial da Água foi criado pelas Nações Unidas, declarando todo o dia 22 de Março como um dia de reflexão e ações sobre o tema. A água no planeta se divide da seguinte forma: 97,5% salgada - 2,49% em geleiras e subterrâneas de difícil acesso - 0,007% doce e de fácil acesso - O Brasil tem 12% da água doce corrente do mundo - Cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso a água limpa - A cada 8 segundos morre uma criança por doença relacionada à água - 80% das enfermidades no mundo são contraídas por causa da água poluída. Sem alimento, uma pessoa pode resistir até 40 dias, mas deixando de beber água, uma pessoa tem em media, apenas três dias de vida.

Pense e Responda:

1- O que você entende pelos termos; água salgada, água doce e água potável? 2– Cite os principais problemas que geram a falta de água no mundo:
3- O que é a indústria da seca no nordeste brasileiro?
4- O que fazer para gerar a consciência no uso da água?
5- Descreva como pode ser o mundo nos próximos anos sem água:
6- Relate alguns benefícios da água em sua vida e qual o seu papel em defesa deste bem finito:

Mitologia Grega

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral. Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais. Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram: Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles. Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. Sátiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. Centauros: corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes. Górgonas: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa. Quimeras: mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.

Responda:
1- Faça um breve resumo do texto acima:
2- O que é a mitologia grega?
3 - Quais eram as finalidades da mitologia?
4- Quais eram os principais seres mitológicos da Grécia Antiga e suas finalidades?
5- Qual a importância da mitologia nos dias atuais?
6- Como a mitologia influenciou a religião?

Discriminação racial

Uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio. A discriminação racial pode tomar muitas formas, desde a mais brutal até as formas mais encobertas por meio das quais determinados grupos são impedidos de se beneficiarem dos mesmos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais comuns a outros grupos da sociedade. A discriminação racial e étnica continua a ser um dos maiores problemas no mundo atual. A luta contra o ódio étnico e racial acontece em todo o mundo. Raça é definida como "um grupo de pessoas de comum ancestralidade, diferenciada dos outros, por características físicas tais como tipo de cabelo, cor dos olhos e pele, estatura, etc. Étnico é definido como "características de um grupo humano que tem certos traços raciais, religiosos, lingüísticos, entre outros, em comum". Nas leis internacionais dos direitos humanos, o termo raça é geralmente utilizado em um sentido mais amplo e freqüentemente se confunde com outras distinções entre grupos de pessoas baseadas na religião, etnia, grupo social, língua e cultura. O termo "raça", nas leis sobre os direitos humanos, é utilizado por vezes para designar grupos que não se enquadram em distinções biológicas de grupo como, por exemplo, os sistemas de castas na Índia e Japão.