segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os Pré-Socráticos

A filosofia teve inicio por volta do século VI a.c. Os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecederam o pensador Sócrates. A filosofia originou-se na Grécia que abrigou os primeiros filósofos da história. Seus objetivos eram de construir uma sociedade racional e desvendar o universo, desta forma substituíram o pensamento dos mitos para explicar a origem das coisas.

Os principais pré-socráticos:
Tales de Mileto - Foi o fundador da filosofia e se baseava na água como elemento essencial. Tales achava que todas as coisas tinham algo físico por trás, o que denominaram arché.
Anaximandro - Acreditava que todas as coisas tem um limite e que um elemento limitado não poderia ser o princípio. Para ele, somente um elemento poderia ser a origem de tudo. Fundou a astronomia grega.
Anaxímenes - Para ele a origem de tudo, o arché era o ar. Foi o primeiro a afirmar que a lua recebe luz do sol.
Pitágoras - Valorizou a pesquisa desinteressada do saber, o maior exemplo disso foram suas descobertas matemáticas como o triângulo e o retângulo, de que a soma dos catetos e igual ao quadrado da hipotenusa. O primeiro a pronunciar a palavra Filosofia.
Demócrito - Criou a palavra átomo, e afirmou que o mundo estava constituído por átomos.
Heráclito - Viu na contínua mudança, na transformação de todas as coisas, a lei geral do universo. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso.