terça-feira, 12 de maio de 2009

AS PRINCIPAIS RELIGIÕES NO MUNDO

- Judaísmo, fundada por Abraão, no ano 2000 a.C., e Moisés, no ano 1200 a.C. o Judaísmo tem a Tora como livro sagrado (os cinco primeiros livros da Bíblia), escritos por volta de 900 a.C. Jerusalém, tem sua origem na cidade do templo de Salomão.

- Hinduísmo . Tem vários fundadores. No Hinduísmo o livro sagrado é o Rigveda, escrito no ano 1400 a.C. Sua cidade de origem ou sagrada é Benarés (Índia), onde deságua o rio Ganges.

- Budismo . Criado por Siddharta Gautama, dito o Buda (563 a.C.). . O livro sagrado é o cânone de Pali, de 100 a.C., e os sutras, escritos em 20 d.C. Sua cidade santa é o grande pagode de Skwue Dagon, em Rangoon (Birmânia).

- Cristianismo . Criado por Jesus Cristo, nascido em Belém dando origem à era cristã. Seu livro sagrado é a Bíblia dos Judeus (Antigo Testamento), os quatro Evangelhos, as Epístolas e outros livros (Novo Testamento, escrito entre 40 e 100 d.C.). A cidade santa para o Cristianismo é Jerusalém e, para os católicos, Roma (Vaticano).

- Islamismo. Criada por Maomé, nascido em Meca; o seu chamamento deu-se no ano 622, momento do início do calendário islâmico. O Corão é o livro sagrado e foi ditado por Deus a Maomé, através do anjo Gabriel, no ano 622. O Islamismo tem como cidades santas, Meca, Medina e Jerusalém.

Religiões no Brasil
Budismo - Candomblé - Catolicismo - Cristão Independente - Espiritismo - Igreja Católica - Islamismo - Judaísmo - Kimbanda - Pentecostalismo - Protestantismo - Mórmons - Umbanda - Testemunhas de Jeová.