sábado, 4 de fevereiro de 2012

ENSINO RELIGIOSO - Planejamento Pedagógico e Plano de aula


A Educação Religiosa - Planejamento Pedagógico
Objetivos gerais:

prof. Wanderson Cleiton do Carmo

Os PCNER estabelecem, assim, os objetivos da disciplina Ensino Religioso definindo com clareza as inovações do Ensino Religioso para que atinjam os seus fins:
"O Ensino Religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presentes na sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas que exprimem o Transcendente na superação da finitude humana e que determinam subjacentemente, o processo histórico da humanidade. Por isso necessita:
•Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas recebidas no contexto do educando;
•Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para que possa dar sua resposta devidamente informado;
•Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradiçoes religiosas;
•Refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
•Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável."

Proposta pedagógica para o ensino fundamental para o ano letivo de 2010.


Justificativa:
A cada dia que passa é maior a necessidade para que os indivíduos possam tornar-se sujeitos de si mesmos, pessoas conscientes de sua história e ações. Até mesmo o mercado de trabalho já exige um perfil profissional que supõe uma mão de obra criativa e atuante, e não mais meros executores de tarefas, mas sim executores de idéias e conhecedores de si mesmos. Nossa preocupação, para além do mercado, é com a formação de um indivíduo crítico, ético e responsável socialmente pelos seus atos. A possibilidade da formação deste indivíduo deve ser viabilizada através da escola. Ela não se dá espontaneamente, necessita de fomentadores para tal. Uma das formas de viabiliza esta formação esperada, é através do processo ensino-aprendizagem das ciências, da filosofia, da cultura, das artes, e da experiência de vida e religiosidade de cada um. Neste contexto, cabe à Educação Religiosa garantir não só a visão de totalidade da história e do processo do conhecimento social, mas também a formação humanista deste ser. Não podemos negar a necessidade de especialização hoje imposta, mas também desenvolver no educando - junto com outras disciplinas - a sua formação intelectual e moral. Capacidade de buscar, através da leitura, da observação, da percepção de transformações ocorridas a partir da sua própria interferência em situações sociais, o melhor caminho historicamente possível para a organização da vida em sociedade. Desta forma, a disciplina de Educação Religiosa busca fornecer ao educando o instrumental básico à elaboração de uma reflexão sobre o mundo, e sobre si mesmo no mundo, de forma a lhe possibilitar a conquista de uma autonomia crescente no seu papel de pensar e agir.


Propostas:
Os trabalhos e atividades serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas; leituras e pesquisas orientadas; áudio, vídeo e Internet; seminários e palestras; análise, interpretação e discussão de temas atuais; integração com outras disciplinas; avaliações. Ao longo do ano, espera-se do aluno, as seguintes capacitações com a disciplina;
- Aceitar-se como tal, respeitando valores morais e éticos da sociedade;
- Aprender e fixar a leitura interpretativa de textos teóricos, tendo o senso critico para interpretá-los;
- Aprender conceitos, saber relacioná-los entre si e aplicá-los em sua realidade;
- Reconhecer-se como ser produtor de cultura e, portanto, da história;
- Compreender a produção do pensamento como enfrentamento dos desafios humanos;
- Compreender o papel da reflexão, em especial, o da importância religiosa social, da amizade e da família;
- Saber construir "universos" históricos de diferentes tempos em seu pensamento sem preconceitos;
- Situar-se como cidadão no mundo em que vive, percebendo o seu caráter histórico e a sua dimensão de liberdade;
- Compreender o conhecimento como possibilidade de libertação social;
- Compreender o pensamento do seu mundo como síntese de diferentes culturas anteriores e concomitantes a ele;
As matérias apresentadas podem ser trabalhadas com outros títulos, alem de poderem ser incorporadas em outras propostas. Fica a cargo do docente ou da instituição o acréscimo, retirada, modificação ou adaptação dos temas na grade curricular proposta para o ano letivo, seguindo o ritmo do aluno, os acontecimentos do cotidiano ou a necessidade de novas abordagens ou adaptações da legislação. Alem das sugestões indicadas, fica a disciplina aberta para os projetos implantados pela escola.


Bibliografias e referencias:
- TONGU, Maria Izabel de Oliveira. Coleção Alegria de Viver. Editora Moderna, 1997.
- TESCAROLO, Floriano. Coleção Nossa Vida. Editora FTD, 1975.
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os deuses do povo. Editora Brasiliense, 1980.
- SJ, Raul Paiva. Vamos ao encontro de Jesus Cristo. Editora Loyola, 1981.
- CHAUÍ, Marilena - Convite a Filosofia – Editora Ática, 2001.
- COTRIM, Gilberto – Fundamentos da filosofia – Editora Saraiva, 1988.
- MARCONDES, Danilo – Textos básicos de filosofia – Editora Zahar, 2008.
- FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas Interdisciplinares na escola. Editora Cortez, 2001.
- FONTANA, David. Psicologia para professores. Editora Manole, 1991.


ALGUMAS PROPOSTAS A SEREM TRABALHADAS NO 7° ANO:
Primeiras, segundas, terceiras e quarta etapa.

- Para que serve a educação religiosa?
- Campanha da fraternidade
- A paciência
- A mulher na sociedade
- A amizade
- O que é droga
- Classificação das drogas
- Drogas – a maconha e seus males.
- O preconceito
- Os sete pecados capitais
- Racismo
- Violência doméstica
- 1º de maio - dia do trabalhador
- As sete maravilhas do mundo
- Deveres do cidadão
- Festa junina
- Ser gente
- O índio
- Tiradentes, o herói brasileiro.
- O mito
- O Significado da Páscoa.
- A bíblia.
- O preconceito.
- Direitos do Cidadão
- Deveres do Cidadão
- A violência urbana.
- A bíblia e sua importância.
- O Valor da família.
- Semana nacional do transito.
- Ética.
- Grandes personalidades da história.
- Estatuto da criança e do adolescente.
- Temas transversais.
- O valor da beleza
- O sagrado.
- O perdão.
- Doação de órgãos.
- A influencia da mídia.
- Utilização de recursos audiovisuais
- Uso de dinâmicas, poemas e teatro.
- Etc........


ALGUMAS PROPOSTAS A SEREM TRABALHADAS NO 8° ANO:
Primeiras, segundas, terceiras e quarta etapa.

- Para que a educação religiosa?
- A mulher na sociedade
- A influencia da tv na sociedade
- A importância da religião no Brasil
- Para que serve a religião – 1
- Para que serve a religião – 2
- Eutanásia: o valor da vida
- Temas transversais.
- A amizade
- O que é política?
- O jovem e a política
- Por que as pessoas sofrem?
- Doação de órgão
- A paciência
- O valor do livro
- O valor da beleza
- As religiões – resumo de varias
- O Significado da Páscoa.
- A bíblia e sua importância.
- Campanha da fraternidade.
- Tiradentes: o herói brasileiro.
- O preconceito.
- Direitos do Cidadão
- Deveres do Cidadão
- 1ª de maio; dia do trabalhador.
- O que é droga.
- Os males das drogas.
- Os efeitos das drogas.
- Classificação das drogas.
- Festa junina.
- A violência urbana.
- Racismo.
- O índio
- O Valor da família.
- Violência Doméstica
- Semana nacional do transito.
- Ética.
- Estatuto da criança e do adolescente.
- História da igreja no Brasil.
- O perdão.
- Doação de órgãos.
- A influencia da mídia.
- Utilização de recursos audiovisuais
- Uso de dinâmicas, poemas e teatro.
- Etc........


ALGUMAS PROPOSTAS A SEREM TRABALHADAS NO 9° ANO:
Primeiras, segundas, terceiras e quarta etapa.

- Para que a educação religiosa?
- Auto-estima
- A mulher na sociedade
- Deficiência física
- Estatuto da criança e do adolescente.
- A paciência
- Jovens dizem não ao cigarro
- Mudanças climáticas pioram a fome no mundo.
- Alcoolismo na adolescência
- Caráter
- Desigualdades entre Hom e mulheres.
- Jovens morrem por causas violentas
- Premio Nobel
- Senso crítico
- Senso comum
- O índio
- A amizade
- Vida sustentável
- O Valor da Família
- Relacionamento Humano
- Tolerância e Respeito
- Valores humanos
- Respeito e Amor ao Próximo
- Os brasileiros e sua religiosidade
- Desigualdades no Brasil
- Caverna de Platão
- Anorexia
- A caixa de Pandora.
- O Significado da Páscoa.
- Campanha da fraternidade.
- Tiradentes: o herói brasileiro.
- O preconceito.
- O valor da beleza
- Direitos do Cidadão
- Deveres do Cidadão
- 1ª de maio; dia do trabalhador.
- Os males das drogas.
- Os efeitos das drogas.
- O que é droga.
- Classificação das drogas.
- Maconha gera deficiência mental
- Festa junina.
- A violência urbana.
- Racismo.
- O Valor da família.
- Violência Doméstica
- Semana nacional do transito.
- Ética.
- Grandes personalidades da história.
- Estatuto da criança e do adolescente.
- O sagrado.
- O perdão.
- Doação de órgãos.
- A influencia da mídia vidas.
- Temas transversais.
- Utilização de recursos audiovisuais
- Uso de dinâmicas, poemas e teatro.
- Etc........