quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Droga e o jovem

Droga é qualquer ingrediente ou substância seja ela química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas químicas são obtidas em farmácias (lembrando que todo medicamento é droga e faz mal se usado incorretamente) e drogas sintéticas que são fabricadas em laboratórios. As drogas circulam pelo corpo e entram na corrente sanguínea causando dependência, problemas circulatórios, cerebrais e respiratórios, compulsão e outros vários fatores que iguais a estes citados podem levar à morte. Hoje, os principais usuários de drogas são adolescentes de 13 a 18 anos que começam a usá-las por curiosidade, influência de amigos, pelo prazer que elas proporcionam, pelo fácil acesso e pelo desejo de que elas resolvam seus problemas.
Os usuários podem ser classificados da seguinte forma:

- Usuário experimental, que usa drogas pouquíssimas vezes e não se fixa em nenhuma.
- Usuário ocasional, que usa drogas em determinadas situações.
- Usuário habitual, que começa a ter o hábito rotineiro de usar drogas.
- Usuário dependente, que não consegue ficam muito tempo sem usar drogas.
- Usuário de abuso, que usa drogas de forma compulsiva, que enquanto tiver ele está usando.
- Usuário crônico, que é aquele em que a droga passa a ser parte da sua vida sendo o fator mais importante. O uso de drogas é considerado crime previsto no Código Penal Brasileiro cujas penalidades variam de seis meses a dois anos de prisão. O comércio de Drogas é considerado trafico, com punição de até 15 anos de prisão.




Pesquisa mostra que maioria dos viciados conhecem as drogas em casa.

Uma pesquisa do Conselho Estadual Anti-Drogas do RJ sobre pessoas que procuraram ajuda médica pela primeira vez, mostrou que dos 3.672 pacientes que procuraram ajuda, 79,5% moram com a família. Entre os homens, 73% disseram ter histórico familiar de dependência química. Entre as mulheres, o percentual sobe para 83%.
Em muitos casos, o contato com entorpecentes começa cedo. Os pesquisadores constataram que 63% dos pacientes tinham entre 10 e 17 anos quando fizeram uso de álcool, maconha, cocaína e outras drogas pela primeira vez. A faixa etária das pessoas que procuraram ajuda está entre 22 e 39 anos.
O perfil revelou ainda que 68% das pessoas admitiram fazer uso de entorpecentes todos os dias. O álcool é a droga preferida para 55% dos homens e 47,8% das mulheres. A cocaína vem em segundo lugar, seguida da maconha e do crack.

Fonte:www.braha.org/pt/culturadasdrogas